segunda-feira, 22 de junho de 2009

Srila Bhaktivedanta Narayana Maharaja




Sua graça Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja é o discípulo de Om Visnupada Sri Srimad Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja, que foi um dos mais proeminentes discípulos de Om Visnupada Sri Srimad Bhaktisiddhanta Sarasvati Prabhupada.

Srila Narayana Maharaja nasceu em um vilarejo chamado Tewaripur localizado próximo das margens do sagrado rio Ganges em Bihar, Índia. A área é renomada por ser o lugar onde o Senhor Ramacandra e Visvamitra Muni vieram e mataram o demônio Taraka. Ele nasceu em Amavasya (lua nova) dia 16 de fevereiro de 1921, em uma família brahmana Trivedi muito religiosa.Durante sua infância ele teve muitas oportunidades para regularmente acompanhar seu pai ao ir realizar kirtanas e assembléias pravachan.

Em fevereiro de 1947 ele teve seu primeiro encontro com seu Gurudeva em Sri Navadvipa Dhama, Bengala ocidental.Ele tinha viajado de seu vilarejo após ter encontrado um discípulo de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura chamado Srila Narottamananda Brahmacari, que estava viajando e pregando a mensagem de Sri Caitanyadeva na região. Após iniciais discussões com este devoto, ele ficou convencido da preeminente posição da filosofia dada pelos acaryas na linha de Srila Rupa Gosvami Prabhupada, e dentro de dias ele deixou sua casa para ingressar na missão de seu mestre espiritual e entregou sua vida.

Quando ele chegou em Sri Navadvipa Dhama, o parikrama anual estava no caminho e ele juntou-se ao grupo. sob sua compleição em Gaura-purnima, a ele foi dada ambas, iniciações harinama e gayatri por Srila Kesava Maharaja e recebeu o nome de Sri Gaura Narayana. Logo após, posteriormente, seu Gurudeva também lhe concedeu o título de Bhakta-bandhava, que significa “amigo dos devotos”, porque ele estava servindo sempre todos os Vasinavas de uma maneira muito satisfatória.

Ele viajou extensivamente junto com Srila Kesava Maharaja em sua viagem de pregação através da Índia nos 5 anos subseqüentes, e em 1952, em Gaura-purnima, seu amado Gurudeva lhe concedeu a iniciação na sagrada ordem de sannyasa. Em 1954 Srila Kesava Maharaja colocou-o no encargo de abrir um novo templo em Mathura chamado Sri Kesavaji Gaudiya Matha. Srila Bhaktivedanta Narayana Maharaja começou a despender parte do ano em Mathura e outra parte na Bengala, executando extensivos serviços em ambas as áreas. Isto tudo ocorreu sobretudo nos 14 anos subseqüentes. Ele também foi indicado por Srila Kesava como Vice-Presidente de sua instituição, a Sri Gaudiya Vedanta Samiti, e o editor-chefe de suas publicações em Hindi e da revista mensal Sri Bhagavat Patrika. Em 1968, Srila Kesava Maharaja partiu deste mundo, e Srila Narayana Maharaja realizou todas as coisas necessárias para o ritual cerimonial para seu sepultamento no samadhi.

Durante este período, como um humilde servidor da Sri Gaudiya Vedanta Samiti, Srila Narayana Maharaja começou a organizar o anual Parikrama de Karttika Vraja Mandala, que ele continua a executar até agora.Srila Narayan Maharaja foi requisitado pelo seu Gurudeva para traduzir os livros de Srila Bhaktivinoda Thakura do Bengali, para sua língua nativa, Hindi.Ele executou este pedido ao traduzir alguns dos mais preeminentes livros de Bhaktivinoda Thakur, tal como: Jaiva Dharma, Caitanya-siksamrta, Bhakti-tattva-viveka, Vaisnava-siddhanta-mala, estes são os nomes de alguns deles.

Todos estes livros estào sendo no momento traduzidos para o inglês pelos seus seguidores. Ele continua a palestrar em Hindi, Bengali e Inglês através da Índia. Todos os seus discursos são gravados e gradualmente sendo transcritos bem como traduzidos para o inglês para publicação.

Uma expressiva relação na vida de Srila Narayana Maharaja foi sua associação com Sua Divina Graça A. C. Bhaktivedanta Svami Maharaja Prabhupada, o mais famoso pregador do Gaudiya Vasinavismo e Fundador-Acarya da Sociedade Internacional para a Consciência de Krsna.Eles se encontraram em Calcutá em 1948 na ocasião da inauguração de um novo ramo da Gaudiya Vedanta Samiti (co-fundada por Srila Bhaktivedanta Svami Maharaja) em Ghosh Para Lane, onde ambos tinham vindo para oferecer seus serviços.Sua associação continuou poucos anos mais tarde quando Srila Narayana Maharaja acompanhou Srila Kesava Maharaja para Jhansi onde Srila Bhaktivedanta Svami Maharaja tinha se empenhado em iniciar uma sociedade Vaisnava chamada A Liga de Devotos. Poucos anos mais tarde, próximo da década de 50, Srila Bhaktivedanta Svami Maharaja veio para residir em Mathura na Sri Kesavaji Gaudiya Matha, a convite de seu irmão espiritual, Srila Kesava Maharaja, onde ele permaneceu por alguns meses. Por ter regular intercâmbio devocional com ele e profundas discussões de Vaisnava siddhanta, Srila Narayana Maharaja desenvolveu um relacionamento muito íntimo com ele durante este período, considerando-o como seu senior e superior, bem como seu amigo.

Em 1959 Srila Kesava Gosvami Maharaja lhe iniciou na sagrada ordem de sannyasa, dando-lhe o nome e o título de Sri Srimad Bhaktivedanta Svami Maharaja. A cerimônia Védica de sacrifício de fogo e todos os rituais foram realizados por Srila Narayana Maharaja.

Srila Bhaktivedanta Svami Maharaja havia anteriormente residido em Vrindavana, durante este período, primeiro no Vamsi Gopala Mandira e depois, no Radha Damodara Mandira.Srila Narayana Maharaja deveria freqüentemente lhe visitar. Deveria cozinhar para ele, honrar prasada com ele, e ter íntimas discussões sobre filosofia Vaisnava.

Quando srila Bhaktivednata Svami Maharaja foi pregar no ocidente,e sucedeu de estabelecer o primeiro templo de Radha e Krsna na América, Srila Narayana Maharaja enviou a primeira mrdanga e karatalas para ele, para serem usados em sankirtana. Srila Bhaktivedanta Svami Maharaja manteve regular correspondências todo mês ou a cada dois meses com Srila Kesava Maharaja e Srila Narayana Maharaja até 1968 quando Srila Kesava Maharaja entrou em nitya-lila. E, após isto, ele continuou a escrever a Srila Narayana Maharaja até sua própria divina partida.

Com respeito ao fim de sua vida, ele pessoalmente requisitou a Srila Narayana Maharaja inúmeras vezes para gentilmente lhe dar sua associação para seus discípulos ocidentais e lhes auxiliar a entender as profundas verdades da filosofia Vaisnava na linha de Srila Rupa Gosvami Prabhupada. Srila Narayana Maharaja humildemente concordou em honrar seu pedido, lhe considerando como um de seus mais adoráveis siksa gurus. Ele também solicitou a Srila Narayana Maharaja para tomar toda a responsabilidade de realizar todos os rituais para seu sepultamento em seu samadhi, após sua partida. Ambos estes pedidos de Srila Bhaktivedanta Svami Maharaja demosntram claramente a firme e absoluta confiança que ele mantinha em Srila Narayana Maharaja.

Por um período que atravessou sobre duas décadas de sua partida em Novembro de 1977, Srila Narayana Maharaja tem decididamente executado este pedido final por proporcionar compreensiva direção e refúgio amoroso para todos àqueles que vem a ele buscando por isto, e através de seus livros em inglês ele está gora, dando sua purificante associaçào e divinas realizações para sinceros buscadores da verdade em todo o globo.

Por meio século Srila Narayana Maharaja tem demonstrado e exemplificado a pura, inadulterada vida e total dedicação e serviço amoroso a seu Gurudeva, Sriman Mahaprabhu, e ao Divino Casal, Yugala-kisora, Sri Sri Radha-Krsna. Srila Narayana Maharaja,como seu íntimo servo, continua a iluminar o caminho para aqueles que desejam descobrir e mergulhar profundo no oceano de êxtase de radha-dasyam, o serviço para o radiante belos pés de lótus da mais amada de Sri Krsna, Srimati Radhilka.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jaya Srila Gurudeva


Jaya Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja Gurudeva Ki-jay ! :)
Jaya Srila Prabhupada Ki-jay
Jaya Srila Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Ki-jay
Nitya-lita-pravista om visnupada astottara-sata Sri Srimad Bhaktisiddanta Sarasvati Gosvami Prabhupada Ki jaya!
Nitya-lila-pravista paramahamsa Srila Gaurakisora dasa Babaji Maharaja ki jaya !
Nitya-lila-pravista saccidananda Srila Bhaktivinoda Thakura ki jaya !
Prema-se kaho Sri Krsna-Caitanya, Prabhu Nityananda, Sri Advaita, Gadadhara, Srivasadi, Sri Gaura-bhakta-vrnda Ki jaya !
The Six Gosvamis Ki Jaya !
Sri Navadvipa-dhama Ki Jaya !
Sri Sri Radha-Krsna gopa-gopi-go-govardhana-dvadasa-vanatmaka Sri Vraja-mandala ki jaya !
Tulasi and Ekadasi Ki Jaya !
Gaudiya Matha Ki Jaya!
Sri Gaudiya Vedanta Samiti Ki Jaya !
Sri Harinama-sankirtana Ki Jaya!
Ananta-koti Vaisnava-vrnda ki jaya!
Samagata nhakta-vrnda ki jaya!
Sri Gaura-premanande! Hari hari bol

sri krsna-caitanya prabhu-nityananda
sri advaita gadadhara srivasadi-gaura-bhakta-vrnda

hare krsna hare krsna krsna krsna hare hare
hare rama hare rama rama rama hare hare

Jaya Sri Guru Gouranga Jayatah


Hare Krishna Hare Krishna
Krishna Krishna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama
Rama Rama Hare Hare